Escrita em blocos – Como fazer?

Escrita em blocos – Como fazer?
5 (100%) 2 votos

A escrita em blocos para o TCC deve ser feita dentro de um planejamento antecipado, colocando o assunto de forma que o leitor não encontre qualquer dificuldade em entender o assunto ali tratado, mesmo que usando linguagem científica. Ou seja, uma escrita em blocos deve ser feita seguindo uma estrutura pré-determinada.

Para escrever uma monografia em blocos, o aluno precisa saber como criar essa estrutura, apresentando os passos principais para chegar ao ponto que deseja, buscando o conteúdo necessário, montando esse conteúdo base e, por fim, revisando o trabalho feito.

Uma das técnicas para escrever o TCC, desde o seu início, é buscando o referencial teórico do TCC que está sendo elaborado, procurando as ideias e citações sobre o assunto abordado e selecionando, em blocos, tudo o que deve ser colocado como texto do TCC.

Buscando o conteúdo para o TCC

O aluno precisa trabalhar como um pesquisador, buscando tudo o que se relaciona com o assunto que está tratando, mostrando diversas visões sobre um mesmo tema e entrando na sua análise gradativa, esmiuçando o assunto tratado e mostrando ao leitor que está consciente de suas afirmações.

O curso TCC em Blocos, de Douglas Tybel, trata exatamente desses pontos, colocando até mesmo em blocos, dentro do curso, mostrando na prática como o aluno deve fazer para não perder tempo desnecessário na montagem do seu TCC.

Depois de encontrados os temas que levam ao assunto abordado no TCC, o aluno precisa montar sua base, como se fosse um quebra-cabeças, colocando o que vai servir como base teórica e buscando o que servirá de base de sustentação para seus argumentos, ou seja, organizando de uma maneira que seja fácil e prático juntar todas as partes para apresentar de maneira organizada e coerente à banca examinadora.

Ligando os pontos no TCC

Com os dados obtidos em mãos e separados em blocos, o aluno deve ligar um ponto ao outro, como se fosse uma corrente, onde uma ideia deve levar à outra, criando a ligação necessária para a sustentação de sua ideia, desde o princípio até o fim, e chegando à conclusão do TCC com sustentação de suas ideias.

A apresentação do TCC deve ser feita da forma organizada, prática, coerente, sem fugir da ideia principal, mostrando aos professores da banca que você, como aluno, aprendeu a desenvolver um plano mental para suas ideias, com princípio, meio e fim e com a conclusão mais lógica possível para seu trabalho.

O curso TCC em Blocos trabalha exatamente assim: enquanto está em blocos, também está ensinando como você deve pensar em blocos, trabalhando o seu projeto em cada parte e unindo-a às outras partes que irão compor o todo.

E se você quiser saber mais, clique aqui para ver a Avaliação Completa do Curso TCC em Blocos.